

O PORTAL DA MEMÓRIA VIGIENSE


Localidades pertencentes ao município de Vigia

Vila de Porto Salvo





Detalhe da Igreja construída pelos Jesuítas em porto Salvo




As vilas de pescadores também são uma atração a parte. A Vila de Porto Salvo, por exemplo, é a mais antiga vila do município da Vigia. A povoação teve origem com os jesuítas, que fundaram o local com a finalidade de desenvolver a agricultura, outro importante setor econômico de Vigia. A vila fica em um porto de água salgada, embora o acesso mais usado seja por uma estrada que nasce na Vila de Santa Rosa. É de Porto Salvo uma das mais antigas bandas de música do município, a "25 de Dezembro". Lá também está um grande estaleiro de construção de barcos, gerador de emprego e de divisas para a região.
Vila de Itapuá


Foto: Amazo Alcântara
Povoado de Itapuá
A grande atração é a viagem para chegar até lá. Se o acesso for fluvial, o visitante se deslumbra com a paisagem e se a opção for terrestre, apesar de um pouco mais rápido, a natureza é composta por "campos" repletos de vegetação peculiar, como flores de caimbés, juncais e clareiras abertas.
Vila de Curuçazinho

Vila de Santa Rosa

Um dos balneários mais procurados pelos turistas no Estado do Pará, com inúmeros igarapés e as belezas da Vila no seu cotidiano, dispõe também de um Hotel Fazenda com ótima estrutura.
Antiga Capela de Santa Rosa de Lima - Vila de Santa Rosa - Vigia-PA



Baiacú









Via de Santa Maria do Guarimã


Segundo antigos moradores sobre sua construção: na Vila de Santa Maria do Guarimã, se encontra outra igreja atribuída aos moradores devotos de Santa Maria, com pedras retiradas do local chamado Olaria bem no início da Vila onde tinha uma pedreira e levada aos poucos até o local da igreja pelos moradores, entre eles Sra. Sebastiana Fernande, sendo iniciada as obras da construção no início do século XX, tempos depois na década de 40 também com a ajuda de moradores entre eles a Sra. Joana Fernandes de Oliveira, retomaram as obras, sendo concluída mas sem o reboco, tentando se alinhar e se assemelhar aos moldes das igrejas da cidade da Vigia. Inclusive no local haviam procissões, a Vila já era citada bem antes da construção da igreja, no local também ocorria várias festas dançantes com participação do boi-Bumbá também originário de Santa Maria do Guarimã.
Penhalonga



Na Vila de Penhalonga que no peíodo da colonização de Vigia, havia ali um aldeamento indígena, onde também acontece o Círio de Nossa Senhora.

Região das Barretas
Anauerá da Barreta
